top of page

VOCÊ TEM RESILIÊNCIA?

Todo mundo precisa de resiliência. Mais de cinquenta anos de pesquisa científica demonstraram poderosamente que a resiliência é a chave para o sucesso no trabalho e para satisfação na vida. Você sabe o que é resiliência? 

Resiliência é capacidade que as pessoas possuem de organizar seus recursos, por exemplo, psicológicos, espirituais e sociais, para lidar de forma adaptável em tempos de dificuldades e, sair dessas dificuldades, às vezes, sendo uma pessoa melhor, mais forte e mais sábia.

Segue abaixo algumas das qualidades que sustentam uma perspectiva de resiliência. lembrando que esta é uma lista não definitiva:

  • Discernimento. Avaliar os eventos de uma maneira calma e compreender quais situações estão sob seu controle e podem ser mudadas e quais não estão sob controle.

  • Flexibilidade. A capacidade de pensar e agir com flexibilidade diante de circunstâncias desafiadoras e mutáveis, em vez de se fixar em uma mentalidade fixa de como as coisas devem ou não ser.

  • Apoio de outras pessoas. A resiliência não é desenvolvida no isolamento social. Relacionamentos positivos são vistos como um fator-chave de proteção em toda a vida, quando há dificuldades.

  • Autocontrole. Direcionar sua mente e seu comportamento para executar as etapas necessárias para alcançar seus objetivos e restringir os impulsos que interferem ou prejudicam esse processo. Não tomar decisões com base em como você se sente no momento. Por exemplo, comer muitos doces pois está chateado.

  • Curiosidade. Testar as coisas, fazer perguntas, fazer descobertas para aumentar a compreensão de si mesmo e do mundo ao seu redor.

  • Humor. Encontrar momentos de luz em tempos sombrios e, mais genericamente, não se levar muito a sério.

  • Encontrar significado ajudando o outro. Orientar uma pessoa em tempos difíceis para um futuro melhor.

Gostou dessa lista sobre alguns atributos da resiliência?  


Adaptado de Neenan (2018) e Masten e Wright (2010).

bottom of page