top of page

Valores humanos e resiliência

Sabia que compreender os seus valores lhe ajuda a ser uma pessoa mais resiliente?

Já falamos aqui o que é resiliência. Agora, você sabe o que são valores humanos?

De acordo com a definição de um pesquisador Israelense* que eu respeito e admiro muito, valores humanos são critérios que as pessoas usam para selecionar e justificar suas ações e, também servem para que os indivíduos avaliem outras pessoas e eventos.

Ou seja, os valores humanos servem como um gabarito para as decisões que tomamos na vida.

Por isso, é importante que você compreenda quais são seus valores, pois eles são a base da resiliência. Se você ainda não dedicou tempo para pensar em quais são seus principais valores, tente fazer isso. E, faça uma reflexão profunda sobre o motivo da importância desses valores para você. E mais, pense em como você tem agido à luz desses valores que você acredita possuir.

Viver de acordo com seus valores pode ser uma experiência muito esclarecedora e fortalecedora. Também pode facilitar a vida. Da próxima vez que enfrentar uma grande decisão, você poderá usar seus valores principais como uma referência: qual a melhor opção honra seus valores fundamentais quando você toma determinada decisão?


Os seus valores também podem ajudá-lo a definir seu objetivo na vida. Eles podem lhe ajudar a desenvolver os diversos papéis que você desempenha, seja como mãe, funcionária, ou qualquer outro papel. Por exemplo, se um dos seus valores é o universalismo, que é um valor voltado para o bem-estar de todas as pessoas e da natureza, trabalhar com causas sociais é algo que lhe faz feliz.


Percebe a importância de compreender seus valores e, como por meio dessa compreensão você pode ser uma pessoa mais resiliente?


Pense sobre isso!


Fontes: Birkholm (2019) e *Schwartz (2012)

bottom of page