top of page

TALVEZ VOCÊ NUNCA TENHA...

Talvez você nunca tenha a vida que sonha ter. Porém, você pode viver sua melhor vida possível.

A Psicologia Positiva pode lhe ajudar a viver uma vida melhor. O pesquisador, Martin E. P. Seligman, propõem um modelo com 5 elementos que podem nos ajudar a ter uma vida mais satisfeita.


1. Tenha emoções positivas. Sentir-se bem, não surpreendentemente, é uma parte importante de viver nossas melhores vidas, mas as emoções positivas também nos motivam a ter um desempenho melhor na maioria das situações.


2. Se engaje. Precisamos estar engajados com a vida e, nos esforçarmos para fazer aquilo que deve ser feito. Podemos e devemos em algumas ocasiões desistir de algumas coisas. Contudo, não é negociável desistirmos da vida. Aqui cito, Paulo Freire, quando diz que, "não podemos ter uma visão fatalista" da vida.


3. Se relacione. A verdadeira felicidade não é apenas sobre sentir-se bem, também é sobre, fazer o bem. Pessoas felizes não são egoístas.


4. Encontre significado. Como acabamos de observar, a felicidade não é apenas hedonismo, ou seja, prazer. É importante dedicar pelo menos parte de nosso tempo a algo maior, do que apenas a nós mesmos como indivíduos. Isso pode incluir questões como propósito e espiritualidade, por exemplo.


5. Realize. Embora muitas vezes se diga que a vida é mais sobre a jornada do que sobre o destino, não há dúvida de que chegar a algo significativo gera satisfação, orgulho, uma sensação de realização e outros tipos de sentimentos positivos. Estabelecer e trabalhar para alcançar metas significativas, portanto, é uma parte muito importante de se viver uma boa vida.


Gostou desse modelo? Ele é viável? Lhe ajuda de alguma forma? Conte pra mim.


Adaptado de Sharp (2018) e Seligman (2012)

bottom of page