top of page

Sete regras sobre Inteligência Emocional

Com base nas conclusões do estudo dos professores O’Brien e Boyle, apresento a seguir sete regras sobre Inteligência Emocional (IE).

1. Reconheça a importância da IE. A importância das habilidades interpessoais aumenta à medida que você avança na sua carreira de um nível para o outro (coordenador, supervisor, gerente, executivo/sócio/dono).


2. Entenda que a IE pode ser aprendida. Ouvimos algumas pessoas dizerem que a IE e seus componentes não podem ser ensinados. Isso simplesmente não é verdade. Enquanto alguns indivíduos têm uma capacidade inata de demonstrar altos níveis de IE, pesquisas indicam que a IE pode ser aprendida. Quase todo mundo pode se tornar proficiente em IE por meio de reflexão, avaliação, desenvolvimento e experiência. A chave é se envolver e praticar.


3. Aprenda os componentes do modelo IE. IE é um conceito complexo. O uso de um modelo estabelecido fornecerá uma estrutura sólida para avaliação, desenvolvimento e planejamento da sua carreira.


4. Avalie criticamente seu nível de IE. O grau em que você aprimora sua própria IE depende, em parte, de quão honesto você está disposto a ser consigo mesmo. Isso deve incluir a avaliação crítica do seu estado atual de IE, a compreensão dos benefícios de aprimorá-lo (para obter aumentos, promoções etc.) e, em seguida, o uso de uma estrutura como o modelo de IE e outras ferramentas para fortalecê-lo.


5. Priorize por onde começar. Não é prático trabalhar em todos os elementos da IE simultaneamente.


6. Procure mentores confiáveis. Um mentor - alguém em quem você confia e que já domina a maioria ou todos os elementos da IE - pode ser de grande benefício para ajudá-lo a desenvolver seu próprio conjunto de habilidades em IE. Um mentor pode ser alguém com quem você trabalha, mas não precisa ser. Essa pessoa também pode ser alguém simplesmente disposto a fornecer feedback honesto e construtivo. A chave para um relacionamento de mentor duradouro e bem-sucedido é respeitar o tempo do mentor. Então faça sua lição de casa. A preparação e a reflexão garantirão que suas discussões sejam significativas.


7. Use os recursos apropriados. [Existe apenas um teste de IE validado cientificamente no Brasil]. Fazer um teste de IE e saber em quais habilidades você precisa trabalhar o ajudará a identificar os recursos corretos de treinamento e desenvolvimento a serem usados.


Se gostou compartilhe!


Fonte: PATRICK E. O’BRIEN AND DOUGLAS M. BOYLE

bottom of page