top of page

SENTINDO-SE DEPRIMIDA OU INADEQUADA

Sentir-se deprimido não é depressão, embora períodos prolongados de pensamentos e sentimentos negativos sobre a autoestima possam acabar como depressão.

É um fato da vida que a maioria das pessoas que mantém altas aspirações e expectativas se sentem desesperadas e inadequadas quando não conseguem atingir seus objetivos ou quando são avaliadas negativamente por outras pessoas.


É notável que, em face dos contratempos, podemos tornar a vida duplamente difícil, acrescentando sentimentos de inadequação como resultado do que acontece. Quando nosso desempenho no trabalho ou em casa não está em um padrão que desejamos e quando as pessoas são críticas em relação ao que dizemos e fazemos, temos um problema prático significativo a ser resolvido para que, no futuro, possamos atingir nossas metas.


No entanto, sentir-se deprimido em relação ao nosso estado representa um problema emocional adicional que temos que resolver também.


Quando nos deparamos com problemas práticos no trabalho, é muito mais difícil resolvê-los. Infelizmente, todos nós, em maior ou menor grau, tendemos a pensar irracionalmente sobre as dificuldades e as rejeições, e é a nossa maneira de pensar que cria o problema emocional de nos sentirmos deprimidos com problemas práticos.


Se gostou do texto, vou continuar falando sobre isso amanhã.


Adaptado de M. E Bernard

bottom of page