top of page

SE LIVRANDO DO MAU DESEMPENHO NO TRABALHO

Nas últimas décadas, pesquisadores descobriram uma gama de capacidades psicológicas positivas que contribuem para níveis mais altos de produtividade no trabalho. No texto de hoje falo sobre uma dessas capacidades.


"Compromissos" são atitudes profundamente arraigadas e habituais que representam o que os profissionais de alto desempenho defendem e acreditam.

Dessa forma, existem três compromissos fundamentais que estão relacionados com o alto desempenho no trabalho:


  1. Compromisso com os outros. Respeitar as pessoas e fazer as pessoas se sentirem valorizadas, incluindo as tarefas que desempenham; preocupar-se e ser empático com as pessoas que estão passando por dificuldades; respeitar as diferenças de opinião e comportamento das pessoas, incluindo as de diversas origens; não julgar as pessoas por meio da sua forma de ver o mundo, pois, os outros, provavelmente, olham o mundo de uma maneira diferente da sua.

  2. Compromisso com você mesmo. Ser positivo, autêntico e se aceitar, ter auto-estima positiva, assumindo total responsabilidade pelos próprios sentimentos e ações, não importando a situação e recusando-se a culpar os outros; ter um foco positivo nas situações e nos encontros e realizações diárias, além de expressar gratidão aos outros pelo que contribuíram para sua vida; dedicação a um estilo de vida saudável que inclua descanso, diversão, relaxamento, boa alimentação e tempo de qualidade com aqueles que você ama.

  3. Compromisso com a realização. Objetivo sincero de realizar as coisas da melhor maneira que você consegue; ter concentração no que deve ser feito para alcançar resultados positivos; otimismo em alcançar metas de curto e longo prazo; assumir riscos responsáveis, sabendo que por meio de erros e fracassos, pode-se desenvolver talentos e habilidades; determinação para fazer sacrifícios pessoais, incluindo, em alguns momento abrir mão da diversão de curto prazo e ter tolerância à frustração, a fim de obter sucesso a longo prazo.


Gostou do texto? Você tem esses compromissos? Algum compromisso é mais difícil para você?


Adaptado de Bernard (2018)

bottom of page