top of page

Sabia que agir de maneira pró-social no trabalho melhora o desempenho do funcionário e da empresa?

Você sabe o que é um comportamento pró-social? Nada mais é do que realizar atos de bondade.

Um pesquisa publicada em 2018, diz que, funcionários que praticaram atos de bondade no ambiente de trabalho e funcionários que receberam esses atos de bondades se beneficiaram tanto a curto prazo quanto a longo prazo.


Tantos os funcionários que fizeram coisas boas para seus colegas, quantos os funcionários que receberam essas coisas boas se sentiram mais: (1) competentes, (2) autônomos e (3) felizes.


Além disso, aqueles que praticaram boas ações no ambiente de trabalho ficaram menos deprimidos e mais satisfeitos com suas vidas e com seus empregos. Embora trabalhassem em benefício de outras pessoas, os doadores obtiveram benefícios positivos para o bem-estar deles mesmos, com seus esforços para serem mais gentis, possivelmente aumentando suas chances de sucesso em vários domínios da vida.


Temos uma capacidade poderosa de influenciar o outro. Um número crescente de estudos observacionais sugere que muitos estados e comportamentos humanos podem se propagar de pessoa para pessoa, incluindo (a) obesidade (b) felicidade e (c) solidão, por exemplo.


A pesquisa parece óbvia, contudo, num mundo extremamente competitivo, onde é cada um por si e deus (sabe-se lá que deus é esse) por todos, pode ser útil lembrar que ajudar o colega de trabalho de qualquer forma que seja, pode ser benéfico para você e para sua empresa.

Faça uma listinha de coisas boas que fará para seus colegas durante essa semana.


Gostou do texto? Se sim, me avise e, pode compartilhar com quem você quiser ;-)


Fonte: Everyday Prosociality in the Workplace: The Reinforcing Benefits of Giving, Getting, and Glimpsing (2017)

bottom of page