top of page

RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Relações interpessoais eficazes devem ser combinadas com conhecimento técnico para alcançar o sucesso em qualquer trabalho que envolva interação com pessoas.


Um modelo de aprendizagem de cinco fases pode ser aplicado para melhorar as habilidades interpessoais:

  1. Estabeleça uma meta ou um comportamento desejado

  2. Avalie a realidade de quão longe você está de seu objetivo

  3. Desenvolva um plano de ação para alcançar essa meta. A autodisciplina é necessária para implementar o plano de ação

  4. Solicite feedback sobre ações para medir os efeitos de suas ações em relação à realidade

  5. Continue praticando sua habilidade recém-aprendida

As pessoas têm maior probabilidade de desenvolver novas habilidades quando sentem a necessidade de mudança.

Uma necessidade de desenvolvimento é a área específica na qual uma pessoa precisa mudar. Identificar suas necessidades de desenvolvimento em relação às relações interpessoais pode ser alcançado por meio de auto-análise e feedback de outras pessoas. Você também pode solicitar feedback e fazer uso do feedback que recebeu nas avaliações de desempenho.


Existem oportunidades no local de trabalho para desenvolver habilidades interpessoais. Uma abordagem geral para desenvolver essas habilidades é a aprendizagem informal, por meio da qual você adquire habilidades naturalmente fora de um ambiente de trabalho estruturado. O aprendizado informal de habilidades interpessoais geralmente ocorre quando você observa um colega de trabalho, gerente ou líder de equipe lidando com uma situação, por exemplo. Certas experiências no local de trabalho são particularmente adequadas para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Isso inclui responsabilidades desconhecidas, provar seu valor, ter problemas com funcionários, influenciar sem ter autoridade formal e ter um gerente difícil.


Fonte: Human relations: interpersonal job-oriented skills

bottom of page