top of page

O valor do pensamento negativo

Quando uma tartaruga fica assustada, ela se retira para dentro de sua concha. É um instinto de sobrevivência, e parece que cada animal tem sua própria estratégia que lhe permite sobreviver como espécie. Contudo, o instinto de sobrevivência dos humanos é preocupante.



Nossa mente examina nosso ambiente, constantemente procurando por perigo, por algo para nos alertar. Se você for a uma rua escuro e desconhecida tarde da noite, pensará em quem pode estar lá para roubá-lo. Você não tem medo do escuro; você tem medo do que acha que pode estar no escuro.

Sua mente alerta sobre o que pode dar errado, não necessariamente o que está errado.

Na maioria das vezes, você pode reconhecer o perigo ou ameaça, resolvê-lo e seguir em frente. Sabemos que os aviões caem, mas reconhecemos a segurança, afastamos essa preocupação e voamos de qualquer maneira.


O tempo todo a mente examina o ambiente para avisá-lo. E funciona, mantém você vivo e seguro. Você não pode aprender a eliminar o pensamento negativo, pois ele faz parte do seu instinto de sobrevivência, e esses pensamentos não param.

Contudo, é como você responde a esses pensamentos negativos que importam.

Quando nosso instinto de sobrevivência do pensamento negativo surge para nos alertar sobre o perigo, podemos evitá-lo e considerar a utilidade do pensamento. Se for útil, aja de acordo. Caso contrário, deixe agir e se comporte de uma maneira que o aproxime mais do que você realmente deseja, independentemente do que pensa.

Sua preocupação significa que você se importa. Não nos preocupamos com coisas com as quais não nos importamos.

Quando nos preocupamos profundamente com algo, como outra pessoa, com a política ou carreira, damos a ela o poder de nos machucar. Quando nos importamos e investimos, o fracasso e a decepção doem. E porque o trabalho de nossa mente é nos alertar sobre o perigo, se preocupar com algo cria perigo.


Geralmente, essa é a verdade mais consistente e confiável sobre nosso pensamento negativo. É um sinal de que estamos no lugar certo, fazendo algo que valorizamos. Em vez de se deixar envolver pelo conteúdo dos pensamentos, tente ver que o objetivo deles é lhe proteger da decepção, um sinal de que isso é muito importante para você.


Fonte: adaptado do livro, The psychology of performance

Commentaires


bottom of page