top of page

IDENTIFICANDO PESSOAS SEM LIMITES

Ainda na infância aprende-se a compreender os limites impostos por outras pessoas, na maioria da vezes, os pais. Contudo, quando por algum motivo, tais limites não são estabelecidos ou compreendidos, posteriormente, na fase adulta, algumas pessoas podem conduzir suas vidas sem levar em consideração os limites ou fronteiras, resultando em um comportamento primitivo e altamente indisciplinado com extremo egocentrismo, juntamente com a tendência de “agir como criança” e criar muito caos para si e para os outros.

Para pessoas assim, a felicidade e o sucesso são alcançados obtendo-se exatamente o que elas querem, sem considerar como isso afeta qualquer outra pessoa. Dessa forma para elas, o fim sempre justifica os meios; evitando qualquer julgamento, punição ou outras consequências para o seu comportamento.


Geralmente pessoas assim, tem os seguintes pensamentos:

  • “Devo sempre me divertir, ter e fazer o que quiser, independentemente do efeito que eu ou minhas ações possa ter sobre os outros";

  • “Eu não quero mudar. A outra pessoa e o mundo é quem devem mudar";

  • “As pessoas ao meu redor, como no local de trabalho, são meros recursos para eu obter dinheiro, sexo, poder, proteção ou posição”;

  • “Eu vou ser / fazer / dizer o que for preciso para conseguir o que eu quero em qualquer momento ou em qualquer situação ”.

Para conseguir o que querem, enganam rotineiramente e, podem ser extremamente charmosas ou extremamente brutais para intimidar e farão o que for preciso para controlar, dominar e vencer.


Você conhece alguém assim? Esse texto lhe ajudou de que forma?


Adaptado de Broder (2018)


Comentários


bottom of page