top of page

MANTENDO O FOCO MESMO NO HOME OFFICE

Sem deslocamento, sem trânsito, sem código de vestimenta. O trabalho remoto pode parecer um sonho - até que as obrigações pessoais atrapalhem. Essas distrações são fáceis de ignorar em um escritório, mas em casa pode ser difícil traçar a linha entre o tempo pessoal e o profissional.


Considere quando estiver trabalhando em um projeto e receba uma ligação de um amigo. Você sabe que precisa terminar seu trabalho, mas se sente rude por não falar quando, tecnicamente, poderia; ou pense em quando você está planejando sua lista de tarefas diárias, mas também precisa decidir quando vai restringir seus compromissos pessoais. Reserve um tempo para colocar algumas cargas de roupa na máquina de lavar ao meio-dia pode parecer uma tarefa rápida - até que você se pegue compensando o horário de trabalho interrompido tarde da noite. No final das contas, nunca fica totalmente claro quando você está realmente "ligado" ou "desligado".


Aqui estão algumas dicas sobre como tornar o trabalho remoto mais produtivo e satisfatório, seja uma ocorrência diária ou um dia ocasional fora do escritório.


Estabeleça Horário de Trabalho

Pode parecer bobo, mas se você quiser ter um dia de trabalho concentrado, finja que não está trabalhando em casa. Antes de me tornar um treinador de gerenciamento de tempo, minha agenda era caótica. Eu não tinha um horário definido para ficar no meu computador, e muitas vezes eu agendava compromissos pessoais ou fazia recados durante o dia. E como minha vida pessoal não tinha limites, minha vida profissional também não. Quando eu estava em casa, me sentia culpado por não verificar o e-mail comercial em todas as horas do dia e da noite. Nunca senti que pudesse descansar de verdade.


Estruture o seu dia para o sucesso

Maximize a eficácia do seu tempo em casa, estruturando-o de maneira diferente de um dia de trabalho típico. Por exemplo, se você trabalha em casa apenas um dia por semana ou ocasionalmente, torne-o um dia livre de reuniões. Se você não pode evitar totalmente as reuniões, reserve pelo menos meio dia para um trabalho focado. Escolha um horário que funcione melhor para você, com base em seu calendário e seu nível de energia.


Faça pausas regulares

Pode ser tentador trabalhar duro, especialmente se você está tentando provar que é produtivo em casa. Mas é vital fazer pausas. Recentemente, pesquisadores de uma empresa de mídia social rastrearam os hábitos de seus funcionários mais produtivos e descobriram que os melhores funcionários normalmente trabalhavam intensamente por cerca de 52 minutos e depois faziam um intervalo de 17 minutos. E essas pausas restauradoras não precisam assumir nenhuma forma particular - elas apenas precisam dar ao seu cérebro a oportunidade de se recuperar brevemente. “O cérebro é como qualquer outro músculo. Ele precisa descansar ”, diz Steven Kramer, psicólogo e co-autor de The Progress Principle. “Dê um passeio, faça algum exercício, alongue-se. Então volte ao trabalho. ”


Permaneça conectado

O isolamento prolongado pode levar ao enfraquecimento da produtividade e da motivação. Se você não tem um trabalho que exija um tempo cara a cara com outras pessoas diariamente, faça um esforço extra para permanecer conectado. Agende cafés regulares e reuniões com colegas, clientes e colegas de trabalho. Envolva-se com organizações profissionais. E use sites de relacionamento online como o LinkedIn para manter conexões com contatos distantes. Como a visibilidade pode ser um fator importante para quem é promovido (ou usado como bode expiatório) de volta ao escritório, verifique com a frequência que puder com seus colegas e superiores. “Diga às pessoas o que você está fazendo”, diz Kramer. Compartilhe algumas das tarefas que você realizou naquele dia. “É extremamente importante não apenas para sua carreira, mas para seu bem-estar psicológico”, diz ele.


Comemore suas vitórias

Quando você está trabalhando sozinho em casa, pode ser difícil ficar motivado, especialmente quando há muitas distrações. Uma maneira inteligente de manter o ímpeto é gastar um ou dois momentos reconhecendo o que você foi capaz de realizar naquele dia, em vez de se fixar no que ainda precisa fazer. “Reserve algum tempo no final do dia para cuidar das coisas que você fez, em vez das coisas que não fez”, diz Kramer. Você também pode manter um diário no qual reflete sobre os eventos daquele dia e anota o que foi capaz de verificar em sua lista de tarefas. O lembrete diário do que você conseguiu terminar ajudará a criar um ciclo virtuoso daqui para frente.


Definir limites com outros

Para manter seus esforços, seja claro com as pessoas que podem ver seus dias de trabalho em casa simplesmente como dias em que você está em casa. Explique aos amigos, familiares e outros conhecidos que os dias em que você está trabalhando remotamente não são oportunidades para atividades não relacionadas ao trabalho. Por exemplo, se você está em casa com seu cônjuge, diga a eles: “Estou planejando ficar no meu computador das 8h00 às 17h00 hoje. Estou feliz em conversar na hora do almoço, mas fora isso estarei ocupado. ” Normalmente, quando você define expectativas e as cumpre (digamos, realmente parando às 17h), as pessoas entendem seus limites em vez de presumir que você estará disponível. Também recomendo ter um lugar onde você fique longe de qualquer pessoa que possa estar em casa, como um escritório ou quarto onde você pode fechar a porta e ficar fora de vista.


Fonte: Saunders (2021)





תגובות


bottom of page