top of page

Como estimular a motivação de pessoas que trabalham em home office?

Em primeiro lugar, o que você mede é o sinal mais forte para o seu pessoal sobre o que você valoriza. Meça a motivação total de sua equipe usando uma ferramenta de pesquisa. Em seguida, converse com eles sobre o que pode aumentar ou diminuir a motivação deles e o que seria útil para maximizar a motivação do time.

Você pode fazer perguntas como: (a) Como as circunstâncias estão afetando você no momento? (b) Que dicas você daria sobre como se motivar e encontrar diversão e propósito? (c) Esta é a sua hora de ouvir e criar um ambiente seguro no qual todos possam conversar.


Em segundo lugar, certifique-se de que suas rotinas semanais não se concentrem apenas no trabalho tático - os planos concretos que você precisa executar. Grande parte da sua semana também deve ser focada no desempenho adaptativo, onde não há nenhum plano a seguir, mas em vez disso, experimentação e resolução de problemas.

Geralmente, recomenda-se um ritmo simples para equipes que trabalham remotamente:


Segunda-feira: Realize uma reunião do ciclo de desempenho para a equipe que cobre o seguinte.

1. Que impacto tivemos na semana passada e o que aprendemos?

2. Que compromissos temos esta semana?

3. Como podemos ajudar uns aos outros com os compromissos desta semana?

4. Quais são as áreas em que devemos experimentar para melhorar o desempenho esta semana?

5. Que experimentos faremos?


Terça a quinta: tenha pelo menos uma reunião individual com cada um dos membros da sua equipe. Para ajudar a motivar seus funcionários, concentre-se em ajudá-los a enfrentar desafios que sejam um pouco exagerados. Você também pode coordenar reuniões de pequenos grupos em que os funcionários podem colaborar nos experimentos da semana e resolver problemas juntos.


Sexta-feira: Foco na reflexão. Exiba e reúna informações sobre os experimentos da semana. Isso pode incluir apresentações de grupos de projeto durante as quais os membros da equipe compartilham métricas e percepções. Também é importante verificar a motivação e o progresso de cada um. Como líder, dê o exemplo perguntando às pessoas como estão se sentindo. Onde elas lutaram com sua motivação e onde prosperaram?


Fonte: Lindsay McGregor e Neel Doshi





bottom of page