top of page

A chave para a excelência é a prática

A chave para a excelência é a prática, e você provavelmente não esteja praticando. Existe uma ciência sobre a prática que muitas pessoas desconhecem. O objetivo deste texto é inspirá-lo a pensar sobre suas habilidades e melhorá-las, caso você queira, é claro.

A prática não apenas importa, mas pode determinar. Há uma coisa que distingue os especialistas (os melhores em qualquer campo) de todos os outros. E não é talento, tamanho, força, agilidade ou algum presente inato. É a quantidade de tempo que eles resolveram investir praticando seja o que for.


A prática proposital tem objetivos muito específicos e bem definidos. Você precisa saber exatamente o que deseja realizar a cada repetição. Saber o que deseja fazer e exatamente como tem que fazer, idealmente com base em como os especialistas (aqueles que são os melhores em suas áreas) fazem.


Também é bom lembrar que a prática não leva à perfeição. A prática torna permanente. Somente a prática perfeita leva à perfeição. Sem saber exatamente o que você quer fazer, você não progredirá.

Os especialistas que dedicam milhares e milhares de horas dirão que não estavam gostando. Os melhores alunos são motivados a praticar intensamente e com total concentração, não porque é divertido, mas porque consideram a prática essencial para melhorar seu desempenho. Eles estão dispostos a pagar esse preço, mesmo quando não desejam.


A regra das 10.000 horas, que afirma que são necessárias 10.000 horas de prática adequadamente orientada para se tornar um especialista em qualquer habilidade, foi popularizada por Malcolm Gladwell em seu livro Outliers, de 2008. Mas algumas tarefas e realizações levam mais tempo e outras, menos.

Como praticar?

  • A prática deliberada ou proposital desenvolve habilidades que outras pessoas já descobriram, então encontre alguém que saiba como orientá-lo da melhor maneira para desenvolvê-las.

  • A prática deliberada requer objetivos bem definidos e específicos, projetados para melhorar algum aspecto do desempenho do seu objetivo. Defina-os de forma consistente, revisando e melhorando-os à medida que avança.

  • A prática deliberada quase sempre envolve a construção ou modificação de habilidades aprendidas anteriormente. Portanto, concentre-se em aspectos específicos dessas habilidades que podem ser aprimoradas repetidamente, buscando constantemente o próximo nível, quebrando recordes, criando técnicas de treinamento e sendo o primeiro em seu campo para fazer o que você está fazendo.

E aí? O texto lhe motivou a praticar alguma coisa ou melhorar alguma habilidade? Se sim, compartilhe ele com seus colegas!

Fonte: Adatpado do livro, The Psychology of Performance

bottom of page