top of page

4 FATORES POUCO CONHECIDOS QUE INFLUENCIAM O SEU DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL

O desenvolvimento emocional social é o aprimoramento da capacidade pessoal de utilizar informações emocionais, comportamentos e características para facilitar os resultados sociais desejados. É a integração da teoria da inteligência social, inteligência emocional e desenvolvimento de competências.

Essa abordagem propõe que você gerencie diferentes conjuntos de competências para reconhecer e responder aos desafios emocionais e sociais enfrentados ao longo do seu dia.


Dessa forma, procure desenvolver as competências abaixo:


1. Autocompreensão. Procure conhecer e entender as suas emoções e sua aptidões. Identifique e determine a causa das suas emoções e saiba quais são suas forças, fraquezas e preferências. Se ainda não pensou sobre isso, essa é uma boa hora.


2. Consideração. Aja e pense levando em consideração o respeito pelas pessoas, procurando saber as situações que elas enfrentam. Faça uma avaliação compreensiva e desenvolva a capacidade de reconhecer e regular o seu próprio comportamento e as respostas que você dá.


3. Conexão. Crie e desenvolva relacionamentos com outras pessoas. Não viva de forma isolada, achando que não depende e não precisa de ninguém. Somos, por natureza, seres interdependentes. Ou seja, sempre dependemos do outro.


4. Influência. Influencie positivamente as pessoas. É necessário levar em consideração a sua intenção e motivação para inspirar a ação dos outros.


O que achou? Deixe um comentário!


Adaptado de Craig R. Seal et al.

bottom of page