top of page

4 DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM BOM OUVINTE E ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS

Você é um bom ouvinte? Bons ouvintes desenvolvem relações mais sólidas, praticam uma gestão mais eficiente, fecham mais negócios e, são capazes de entregar melhores resultados.

Não quero perder tempo com aquela discussão de que ouvir é uma coisa e, escutar é outra coisa. Essas palavras são sinônimas e, tal discussão não nos leva a lugar nenhum. Dito isto, sugiro algumas técnicas para que você seja um bom ouvinte.


1. Faça perguntas. Ouvir bem é muito mais do que ficar em silêncio enquanto a outra pessoa fala. Ao contrário, as pessoas percebem que os melhores ouvintes são aqueles que periodicamente fazem perguntas que provocam reflexões no outro. Fazer uma boa pergunta demonstra para a outra pessoa que você não apenas ouviu o que foi dito, mas compreendeu bem o suficiente para querer informações adicionais.


2. Seja positivo. Uma boa audição inclui interações que provocam o aumento da autoestima de uma pessoa. Os melhores ouvintes tornam a conversa uma experiência positiva para a outra parte, o que não acontece quando o ouvinte nada diz nada e não interage. Bons ouvintes fazem a outra pessoa se sentir apoiada e transmitem confiança.


3. Coopere. Uma boa audição é vista como uma conversa cooperativa. Bons ouvintes podem questionar afirmações e discordar, mas a pessoa ouvida sente que o ouvinte está tentando ajudar, em vez de tentar ganhar uma discussão.


4. Dê sugestões, se for o caso. Bons ouvintes tendem a fazer sugestões. Isso inclui algum feedback que seja dado de uma maneira que o outro aceite e, assim pense em alternativas a serem consideradas.


Por vezes, ouvir é melhor do que falar. O que achou do texto? conta pra mim.


Adaptado de Jack Zenger e Joseph Folkman

Comments


bottom of page